quinta-feira, 4 de abril de 2013

Alunos visitam exposição "Arte Londrina" e batem papo com uma das artistas



Na última terça-feira, 2, os alunos do Colégio Uninorte Junior visitaram a exposição da Segunda Etapa do Edital Arte Londrina na Divisão de Artes Plásticas. Elke Coelho, uma das 19 artistas que participam desta etapa, acompanhou os alunos durante a visita. Seu trabalho, “Ferida”, traz mais de cem mil florezinhas “Sempre Viva” vermelhas, divididas de acordo com sua tonalidade dentro de cerca de 560 caixas de acrílico.

Crianças visitam a Exposição da 2° Etapa do Edital "Arte Londrina"
A artista explica que esta flor sempre esteve presente nas paisagens de sua infância, então decidiu pensá-la sob o olhar artístico. “Quando eu era pequena, essas florezinhas eram bem comuns para enfeitar festas e sou muito atenta a elementos que quase não se notam no cotidiano. Então, decidi juntá-las em uma única cor, a cor vermelha, levando mais de um ano para preencher todas as caixinhas que estão em meu trabalho”, conta.

Após observarem os trabalhos expostos, as crianças puderam bater um papo com a artista, dando opiniões sobre a obra e tirando dúvidas. Para Elke Coelho, esse diálogo é um desafio, pois a faz pensar seu trabalho a partir de outras perspectivas. “Houve uma criança que disse que a caixinha lembrava um coração. Esse tipo de metáfora, que nunca tinha passado pela minha cabeça, me faz começar a pensar de outras maneiras”, diz.

Elke Coelho em frente à seu trabalho "Ferida"
Ela ainda explica que o desafio maior é falar para crianças tão pequenas “a respeito de algo que envolve um processo de constituição um pouco complexo”. Segundo a artista, nessas situações ela procura observar cada grupo de pessoas, se atentando para a faixa etária, as formações, o diálogo que vão estabelecendo ao longo da visita. A partir daí, ela tenta explicar os detalhes da obra de maneira que faça sentido ao grupo. “Eu vou tentando fazer conexões que façam sentidos para eles também. Aí está uma questão interessante nas obras de arte: mesmo sendo uma coisa só, conseguem fazer sentido para uma gama de pessoas muito distintas”, afirma.

O ESPAÇO

Elke Coelho ressaltou que o espaço tem grande influência, politica e artisticamente, nas exposições. “O aspecto político influencia porque, ao expor meu trabalho em determinado local, eu estou concordando com a política que se estabelece nele, ou seja, afirmo que compartilho de determinada visão.” Ela explica que, em termos artísticos, o formato do espaço e sua assepsia são outros fatores que têm influência na exposição. 

A artista ainda elogia o espaço da Divisão de Artes Plásticas. “Aqui encontramos uma grande quantidade de paredes brancas e uniformes que fazem a arte ganhar voz, mas, diferente aa maioria das galerias em que o formato de cubo branco é muito rígido, aqui existe a assepicia necessária para a exposição junto à uma dinamicidade, uma mistura de formas”, diz.

A parede onde está exposto o trabalho "Ferida"
 foi um dos desafios para a artista
Segundo ela, a parede onde está exposto seu trabalho é tão importante quanto as caixinhas que o formam. “Aquela parede me propôs uma situação para repensar o meu trabalho”, conta a artista que já teve outros trabalhos expostos na Divisão de Artes Plásticas.



Serviço:
Exposição Arte Londrina
Local: Divisão de Artes plásticas, localizada na Av. Juscelino Kubitschek, 1973 
De segunda à sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h,
A exposição vai até dia  19 de abril.
Entrada Franca

Fotos: Pamela Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário